Secretaria de Saúde pede colaboração para elaborar inquérito epidemiológico

Os materiais para o levantamento foram doados pela Vale.

secretaria-de-saude-pede-colaboracao-da-comunidade-em-inquerito-epidemiologico

Está em andamento o inquérito epidemiológico para mapear o avanço do novo coronavírus em Itabira. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o sorteio eletrônico de 2.352 pessoas, entre as mais de 90 mil cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF), para o primeiro ciclo de testagem, que ocorre ao longo desta semana.

A cada 15 dias será feito um novo ciclo, num total de quatro rodadas, sorteando o mesmo quantitativo citado. Ao todo, 9.408 testes rápidos serão aplicados em moradores assintomáticos, para identificar, no término do inquérito, o percentual da população que teve contato com o vírus.

Os materiais para o levantamento foram doados pela Vale. A entrega dos aproximadamente 10 mil testes e outros insumos – lancetas, máscaras cirúrgicas, aventais, luvas – foi acompanhada pelo prefeito Ronaldo Magalhães na sexta-feira (10), no almoxarifado da SMS (região do Caminho Novo).

As 32 equipes do PSF entram em contato com os sorteados por telefone para informar e agendar a testagem rápida. A maioria deverá comparecer em sua unidade de referência no dia e horário agendado. No caso daqueles que pertencem aos grupos de risco, a testagem será agendada no domicílio.

“Essa é uma boa oportunidade para cada itabirano saber gratuitamente se está com a covid-19 ou se já teve contato com o coronavírus”, destacou Rosana Linhares, secretária municipal de Saúde. O resultado do teste rápido é obtido poucos minutos após sua aplicação.

Para a segurança dos populares, a testagem é feita por profissionais de saúde identificados e com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). “O profissional de saúde enviado para a realização do teste deverá se identificar no portão da residência apresentando o documento pessoal e uma carta de apresentação com carimbo e assinatura da secretária de Saúde de Itabira. Contamos com todos os cidadãos para concluir essa importante ação no enfrentamento à pandemia”, concluiu Rosana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *