Primeira etapa de inquérito epidemiológico encerra-se nesta sexta-feira

Definir parâmetros epidemiológicos vai ajudar a subsidiar novas medidas de controle da pandemia

primeira-etapa-de-inquerito-epidemiologico-encerra-se-nesta-sexta-feira

Com o objetivo de definir parâmetros epidemiológicos a fim de subsidiar novas medidas de controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando um inquérito epidemiológico. A primeira etapa da pesquisa, que começou no dia 13 deste mês, será encerrada nesta sexta-feira (24).

Dados da SMS, no entanto, indicam que, até o momento, há recusa e não comparecimento aos agendamentos para testagem nas unidades de saúde por parte da população. A secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, ressalta que para o êxito do trabalho é necessária a participação dos usuários.

“Temos realizado novos sorteios para atingir a amostra programada de 2.352 pessoas a serem testadas nessa primeira fase. Solicitamos o apoio da população. Para termos acesso às informações de percentual de itabiranos infectados pelo novo coronavírus e de dados da pandemia na cidade é importantíssimo a participação e colaboração das pessoas sorteadas”, explicou.

O teste rápido da Covid-19 aplicado no inquérito é semelhante ao exame de glicemia capilar, ou seja, uma gota de sangue é coletada do dedo do usuário. O resultado é rápido, fica pronto entre 10 e 15 minutos. Os participantes são orientados e, caso testem positivo, serão acompanhados pela Central de Monitoramento da SMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *