Barragem 5 da Mina de Mutuca é elevada ao nível 1 de emergência

A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade emitida em março deste ano

barragem-5-da-mina-de-mutuca-e-elevada-ao-nivel-1-de-emergencia

A Vale informa que deu início nesta quarta-feira (29), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem 5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima (Minas Gerais), protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante da barragem. Essa barragem de rejeitos foi construída com solo compactado, com um alteamento para jusante e não recebe mais rejeitos de mineração.

Tal protocolo é uma medida preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (“EoR”).

Fonte – VALE

A partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura. A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa.

O acionamento do Nível 1 da barragem mencionada neste comunicado não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas do 2T20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *