Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou a operação “Anatólia”, com o objetivo de combater o furto e a receptação de cobre de Itabira. Os policiais cumpriram vários mandados busca e apreensão e até o momento 14 suspeitos foram presos.
A operação tem como o objetivo de apurar organização criminosa responsável pelos crimes de furtos e roubos de cabos e entre outros materiais metálicos na área da Mineradora Vale.
Segundo a polícia, ao longo do ano já foram apreendidos cerca de 200 quilos do material furtado. Somente no ano passado, com a atuação dos criminosos a mineradora teve um prejuízo estimado de R$ 50 milhões.
A Polícia Civil ressaltou que as investigações apontaram que os criminosos atuavam com a divisão das tarefas e que eles vinham atuando de forma estável. Os policiais constataram também que os autores recebiam informações privilegiadas que partiam de receptadores e funcionários das empresas terceirizadas da mineradora.
A operação conta com a participação de 80 policiais que cumpriram 28 mandados de busca e apreensão, com o apoio da equipe aerotática que sobrevoou os locais no helicóptero Carcará.