No mês em que as crianças são protagonistas, cabe reforçar os cuidados com a segurança dos pequenos. Por isso, a Vale lança uma campanha para alertar sobre os riscos de brincadeiras nas proximidades da ferrovia.
Em outubro, as informações serão transmitidas por meio de rádio, carro de som e vídeos de Whatsapp.
Para Luiz Fernando Martins, gerente de Sustentabilidade da Vale, esse é um momento de reforçar o alerta. “É necessário manter a atenção perto da linha férrea, portanto, não há espaço para brincadeiras. As crianças não devem correr ou soltar pipas perto da ferrovia. É importante que estejam sempre acompanhadas dos responsáveis”, diz.
A Vale também desenvolve outros projetos de conscientização em municípios ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. É o caso do Arte no Muro, que sensibiliza sobre a importância da vedação como instrumento de segurança ferroviária; o Na Trilha dos Valores, direcionado a alunos de escolas próximas à ferrovia; e o Trilha.Lab, voltado para jovens.
Além do diálogo com as comunidades vizinhas à ferrovia, a Vale, constantemente, realiza obras como automatização das passagens em nível, construção de passarelas, entre outras intervenções ao longo da linha férrea. Em 2019, a empresa investiu R$ 40 milhões em segurança ferroviária.
Dicas de segurança
– Não permita que as crianças brinquem próximo à ferrovia.
– Os responsáveis devem acompanhar as crianças em travessias e nas proximidades da linha férrea.
– Antes de atravessar, olhe para os dois sentidos e veja se um trem se aproxima.
– Se ouvir a buzina ou perceber a aproximação de um trem, não atravesse. Espere o trem passar primeiro.
– Não atravesse a linha utilizando celular, fones de ouvido ou outros dispositivos de áudio.
– Respeite as cancelas automáticas. Se estiver fechada, não atravesse.
– Nunca se arrisque. Mesmo após ter o freio de segurança acionado, o trem ainda percorre uma grande distância até parar.
Divulgação VALE