O Governo de Minas Gerais sancionou neste sábado (17/5) o reajuste salarial de 5,26% para os profissionais da educação básica da rede estadual. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem efeito retroativo a janeiro e beneficia professores, auxiliares, servidores comissionados e contratados temporários, além de inativos e pensionistas com direito à paridade.
O reajuste também contempla gratificações de função e complementações salariais, como a dos auxiliares de serviços da educação básica com jornada mínima de 30 horas semanais, em determinados casos.
A proposta foi enviada pelo governador Romeu Zema à Assembleia Legislativa em abril e aprovada em dois turnos antes da sanção.
Concurso com 13,7 mil vagas
Além do reajuste, o governo anunciou a abertura de um novo concurso público com 13.795 vagas para diversas carreiras da educação estadual. O edital foi publicado na sexta-feira (16/5) e contempla cargos como Professor de Educação Básica, Especialista, Analista e Técnico da Educação. As vagas estão distribuídas pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e demais unidades escolares do estado.