A Vale, por meio do consórcio responsável pela execução do Projeto Rio Tanque, iniciou a construção da adutora que transportará a água captada no Rio Tanque até a nova Estação de Tratamento de Água. A tubulação começou a ser implantada nas proximidades do ponto de captação e está avançando na região da comunidade de Gomes, zona rural de Itabira.
Para a continuidade das obras e segurança dos moradores e trabalhadores, a partir da próxima segunda-feira (14 de julho), um trecho de 3,4 quilômetros da estrada vicinal que dá acesso à comunidade de Gomes precisará ser interditado. O bloqueio ocorrerá de segunda a sexta-feira, com liberação da via aos fins de semana. A Vale, em parceria com a Transita – órgão municipal de trânsito, realizará a sinalização da via e promoverá ações educativas para orientar os moradores sobre as mudanças no tráfego.
As intervenções na estrada vicinal devem durar cerca de sete meses. Durante esse período, o acesso à região de Gomes poderá ser feito pelas vias que passam pelas comunidades de Machado e Baú Simão. A Vale conta com a compreensão e colaboração da população durante a execução das atividades e reforça que a medida é necessária para garantir a segurança de todos.
O Projeto Rio Tanque contempla a construção de um sistema de captação e de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para fornecer 600 litros por segundo (l/s), superando o consumo atual de 400 l/s da população de Itabira. O empreendimento beneficiará diretamente cerca de 113 mil habitantes.
As obras do projeto tiveram início em março deste ano. Além da implantação da adutora, que terá extensão total de 25 quilômetros, estão em andamento serviços de topografia, supressão vegetal, sondagens, terraplanagem e montagem dos canteiros. Para minimizar transtornos, está sendo realizada a umectação das vias ao longo do traçado do projeto, bem como outras medidas de controle ambiental.
Divulgação VALE