CMEI do São Francisco amplia número de vagas após reforma

Unidade Elisabeth Glicéria passa a atender 65 crianças e ganha melhorias estruturais para mais conforto e segurança

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elisabeth Glicéria, localizado no bairro São Francisco, foi oficialmente entregue à comunidade nesta semana após passar por uma ampla reforma e ampliação. Com as melhorias, a unidade aumentou sua capacidade de atendimento, passando de 50 para 65 crianças de 6 meses a menos de quatro anos de idade.

As obras incluíram a ampliação de uma sala de aula, troca do piso externo e a reestruturação da cobertura do caramanchão, criando um ambiente mais acolhedor, confortável e seguro para os pequenos. A iniciativa representa mais um passo da administração municipal no fortalecimento da Educação Infantil em Itabira.

Na última sexta-feira (15), o prefeito Marco Antônio Lage visitou o CMEI e destacou a importância dos investimentos na infraestrutura escolar. “Educação é uma prioridade da nossa gestão. Investir nas estruturas das unidades escolares é investir no futuro das nossas crianças. Ver o CMEI Elisabeth Glicéria mais moderno e acessível nos enche de orgulho e reforça o compromisso da Prefeitura com a primeira infância”, afirmou.

Legado na educação itabirana

O CMEI Elisabeth Glicéria foi autorizado a funcionar em 2004, sob o nome original de Centro de Educação Infantil Menino Jesus I, gerido pela Associação de Proteção à Infância Nosso Lar. Em 2015, a unidade passou a ser administrada diretamente pela Prefeitura de Itabira e recebeu o nome atual em homenagem à educadora Elisabeth Glicéria Pascoal de Souza.

Carinhosamente conhecida como “Beth”, a professora foi uma figura marcante na educação de Itabira, com uma trajetória dedicada à formação cidadã de várias gerações. Graduada em Estudos Sociais, licenciada em Geografia e com especialização em Psicopedagogia, ela deixou um legado de amor à educação e compromisso com o desenvolvimento humano.

Durante a solenidade de entrega da reforma, Walquíria Souza, filha da homenageada, emocionou-se ao lembrar da trajetória da mãe. “A minha mãe sempre nos mostrou o caminho do amor, do respeito, do cuidado e da educação. Ela sempre nos dizia que era por meio da educação que a gente poderia alcançar outros espaços, realizar nossos sonhos. Eu sou muito grata a todos esses ensinamentos. E queria agradecer a todos pela sensibilidade de cuidar das crianças, pois são elas as responsáveis, no futuro, por uma cidade melhor”, declarou.

Com a ampliação, o CMEI Elisabeth Glicéria reforça seu papel fundamental na rede municipal de ensino, acolhendo mais crianças e oferecendo um ambiente propício ao desenvolvimento integral na primeira infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *