A cidade de Itabira será contemplada com o novo serviço de trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com início da operação previsto para janeiro de 2026, durante os meses de alta temporada. A confirmação foi feita por André Viana Madeira, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, após intensa articulação com a Vale, concessionária da ferrovia, e com apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Aposvale).
Para permitir o acesso dos itabiranos ao novo horário noturno, será estendida a operação de baldeação noturna na Estação Desembargador Drummond, em Nova Era – já utilizada no serviço diurno. A solução garante que passageiros de Itabira possam embarcar nos trens rumo ao Espírito Santo com mais facilidade durante o período de férias.

“Apresentamos essa reivindicação legítima dos moradores de Itabira, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale, que agora poderão acessar com mais facilidade as praias capixabas durante as férias”, afirmou André Viana.
Operação experimental e com avaliação de demanda
Inicialmente, o trecho de Itabira não seria incluído na operação noturna, justamente por depender da baldeação em Nova Era. No entanto, após tratativas do Metabase e da Aposvale, a Vale decidiu autorizar a inclusão em caráter experimental, com atenção à demanda de passageiros.
“A companhia vai observar o uso e a adesão dos passageiros. Se houver baixa procura, pode haver ajustes futuros”, explicou André Viana, que aposta em grande adesão dos moradores da cidade e região.
A venda de passagens para o novo horário terá início no dia 15 de novembro de 2025. No entanto, os horários exatos de partida e chegada, tanto de Belo Horizonte quanto de Itabira, ainda não foram divulgados pela Vale. Também seguem indefinidos os horários do trem noturno de retorno de Cariacica (ES) para BH/Itabira.
Expansão faz parte de renovação da concessão da EFVM
A nova operação faz parte dos compromissos assumidos pela Vale junto ao governo federal, por meio do contrato de antecipação da concessão da EFVM, que estende a vigência da concessão ferroviária por mais 30 anos a partir de 2027. Em troca, a empresa se comprometeu a realizar investimentos em infraestrutura e na ampliação da oferta de transporte de passageiros.
Hoje, a EFVM opera diariamente no trajeto Belo Horizonte – Cariacica (ES), com trens que percorrem 664 km e atendem 42 municípios. O novo horário noturno responde ao aumento da demanda em períodos de férias e feriados prolongados. A expectativa é que o número de passageiros mensais salte de 70 mil para até 100 mil.
Benefício para trabalhadores e pensionistas
Além da conquista do novo trem noturno, os trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale continuam tendo acesso a um importante benefício: seis passes gratuitos por ano, válidos também para os dependentes (cônjuge e filhos até a maioridade civil), conforme previsto no acordo coletivo de trabalho.
“É uma conquista trabalhista, e também de Itabira, que precisa ser valorizada e aproveitada”, destacou André Viana, que representa os trabalhadores no Conselho de Administração da Vale.
Segundo ele, o trem da EFVM já é parte da identidade afetiva dos mineiros. “É um meio de transporte seguro, acessível, e que conecta Itabira às praias capixabas — algo que representa muito para nossa população”, completou.
Resumo: o que muda para Itabira
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✅ Novo trem noturno entre BH e Cariacica (ES) começa a operar em janeiro de 2026
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🚉 Itabira será incluída via baldeação em Nova Era, também à noite
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🛒 Passagens começam a ser vendidas em 15 de novembro de 2025
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🔄 Operação será experimental, com avaliação da demanda
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🎟️ Trabalhadores da Vale continuam com direito a 6 passes anuais gratuitos
