Fúria da natureza: Paraná foi atingido por três tornados, diz Simepar

Fenômenos foram registrados em Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava durante as tempestades da última sexta-feira (7); análises continuam para identificar outras possíveis ocorrências.

furia-da-natureza-parana-foi-atingido-por-tres-tornados-diz-simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) que três tornados atingiram o interior do estado do Paraná durante as fortes tempestades registradas na última sexta-feira (7). As ocorrências foram verificadas nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, com intensidades variando entre as categorias F2 e F3 na escala Fujita, que mede a força dos tornados de acordo com a velocidade dos ventos e o nível de destruição causado.

De acordo com o Simepar, em Rio Bonito do Iguaçu o fenômeno atingiu categoria F3, com ventos que chegaram a 330 quilômetros por hora (km/h) — o topo da faixa para esse nível de intensidade. Já em Turvo, as rajadas foram estimadas entre 180 km/h e 200 km/h, enquanto em Guarapuava ultrapassaram os 200 km/h, ambos classificados como F2.

“As análises começaram logo após a ocorrência, com estudo dos dados de radar e das primeiras fotos e vídeos feitas pelas equipes de resgate no município e enviadas pela defesa civil”, informou o Simepar em nota.

O órgão destacou que as investigações continuam para verificar a possibilidade de novos tornados em outras localidades atingidas pelas tempestades. “Além dos três tornados já confirmados, a equipe segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas”, completou.

A confirmação dos fenômenos reforça a preocupação de especialistas com o aumento na frequência e na intensidade de eventos climáticos extremos. Segundo pesquisadores, mudanças no padrão climático global, relacionadas ao aquecimento do planeta, podem favorecer a formação de tornados e tempestades severas também em regiões onde esses eventos eram considerados raros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *