No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros Militar de João Monlevade, em parceria com o Serviço Voluntário de Resgate (SEVOR), realizou o primeiro treinamento conjunto de salvamento veicular, seguindo a norma ITO 34. A atividade durou seis horas, iniciando às 14h e encerrando às 20h, incluindo simulações à noite, apenas com lanternas, para reproduzir possíveis cenários reais.
Segundo o presidente do SEVOR, Renato Carvalho, o treinamento teve fundamental importância para ambas as instituições, que estão unindo forças e padronizando procedimentos para melhor atender à população. “Esta foi uma grande demonstração de união e cooperação mútua. É a meta do Comandante do CBMMG, Tenente Rubens Nery, do PA João Monlevade, e da nossa liderança”, destacou Renato.

A instrução foi conduzida pelos instrutores Sargento Vagner, Sargento Piter e Cabo Jhonatan, com participação dos integrantes do SEVOR Bruno e Renato. Durante o treinamento, foram abordados conceitos de salvamento veicular, uso de EPIs, técnicas de estabilização, acesso e desencarceramento de vítimas, avaliação da cena e procedimentos de desmobilização.
Renato Carvalho ressaltou que este é o primeiro treinamento conjunto e que em breve outros já estão sendo agendados. Além disso, o SEVOR oferecerá vagas nas aulas do Núcleo de Educação em Emergência (NEU), ministradas por médicos, ampliando a capacitação das equipes.

Vale destacar que o SEVOR foi a primeira instituição em Minas Gerais a receber credenciamento para atuar pelo CBMMG desde a edição da lei estadual de 2019. Este foi o primeiro treinamento conjunto das instituições desde então, resultado do entendimento e da colaboração entre as lideranças das duas entidades em João Monlevade.
O treinamento reforçou a importância da atuação integrada, segura e eficiente, garantindo maior proteção às vítimas e aos socorristas, além de elevar o nível de prontidão das equipes em ocorrências de salvamento veicular.
