Instituto Actus lança Projeto “Escola de Pais Conscientes” em Itabira

Inscrições: Gratuitas e abertas ao público pelo Sympla

instituto-actus-lanca-projeto-escola-de-pais-conscientes-em-itabira

Com o objetivo de fortalecer os laços familiares, promover a educação não violenta e consolidar políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, o Instituto Actus realiza o Workshop com o tema: “Parentalidade Positiva – Uma política pública para a prevenção das violências na infância”. 

O evento marca o lançamento oficial do Projeto Escola de Pais Conscientes, uma iniciativa financiada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e viabilizada pelo Termo de Fomento nº 037/2026, celebrado com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira. 

Muito além de ciclos formativos, o projeto surge como o início de uma grande rede de articulação social e institucional em Itabira e região. A iniciativa mobiliza e integra atores fundamentais do Sistema de Garantia de Direitos, incluindo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CMDCA e a Prefeitura de Itabira. 

Essa união estratégica visa criar uma frente ampla de debate e ação para transformar a dinâmica de proteção familiar na região, capacitando não apenas pais e cuidadores, mas também os profissionais que atuam na rede de atendimento socioassistencial. 

Impacto Social e a Importância da Parentalidade Positiva 

A implementação da Parentalidade Positiva como política pública ataca a raiz de diversas vulnerabilidades sociais. Ao oferecer ferramentas práticas para o fortalecimento das competências parentais e o manejo de conflitos sem o uso da violência, o projeto busca prevenir abusos, negligências e rupturas de vínculos afetivos. 

O impacto esperado estende-se a toda a comunidade regional, gerando um ambiente social mais seguro, acolhedor e estruturado para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, consolidando a família como espaço primordial de cuidado e afeto. 

Sobre o Instituto Social Actus 

Fundado em julho de 2024, o Instituto Social Actus é uma organização sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção social e a transformação da vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.  

Com atuação totalmente gratuita, prioriza comunidades carentes por meio de ações de apoio, acolhimento e instrução em diversas frentes, como esporte, cultura, tecnologia alternativa, meio ambiente, causa animal, direitos humanos, saúde, cidadania e empregabilidade. Atual Presidente da Instituição: Thiago de Carvalho Jacques – Consultor em Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico e Comunicação, Professor Universitário e Treinador de Líderes e Equipes de Trabalho. 

Sobre a coordenação específica do projeto: Marina (Nina) Magalhães é Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação e Saúde, Educadora Parental e Consultora em Encorajamento. Mãe de três, atua também como palestrante, escritora e ativista em diversos projetos em defesa da infância.

Workshop de Abertura do Projeto Escola de Pais Conscientes 

Inscrições: Gratuitas e abertas ao público pelo Sympla: 🔗 Clique aqui para fazer sua inscrição 

O evento é aberto à toda comunidade! Se você tem filhos ou atua com crianças de forma direta ou indireta, se é estudante ou tem interesse no tema, se é um gestor público ou líder comunitário, o Workshop é para você! Te esperamos lá! 

Redes Sociais e Informações: 

 Instituto Actus: @actusinstituto 

 Prefeitura de Itabira: @prefeituradeitabira 

 CMDCA Itabira: @cmdcaitabira 

Realização: Instituto Actus | Termo de Fomento 037/2026 (CMDCA/FIA) | Apoio: Prefeitura Municipal de Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *