Moradores de diversos bairros de Itabira devem se preparar para uma possível interrupção temporária no abastecimento de água nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, entre 7h e 16h. A paralisação ocorrerá em razão de manutenções hidráulica e elétrica realizadas pela mineradora Vale, que afetarão diretamente o funcionamento do Anel Hidráulico e dos poços Chacrinha.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), como o sistema de abastecimento de Itabira é interligado, toda a cidade poderá sentir reflexos na distribuição de água, mesmo em regiões que não sejam diretamente atendidas pelos sistemas afetados.
A autarquia informou que irá executar manobras operacionais durante o período de manutenção com o objetivo de reduzir os impactos à população e minimizar o risco de desabastecimento.
Reabastecimento será gradativo
Após a conclusão dos serviços, prevista para o final da tarde de quarta-feira, o reabastecimento ocorrerá de forma gradativa. Por isso, o Saae orienta que a população utilize a água com racionalidade, evitando qualquer tipo de desperdício durante esse período.
Recomendações e direitos dos consumidores
Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, é obrigatório que todos os imóveis possuam caixa d’água com capacidade mínima para atender às necessidades por, pelo menos, 24 horas, justamente para situações como essa.
Já em casos em que a interrupção no fornecimento ultrapasse as 24 horas, a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que o Saae deve oferecer abastecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais, mediante solicitação formal.
Atendimento ao público
Em caso de dúvidas ou necessidade de solicitar atendimento emergencial, o Saae disponibiliza o telefone 115, que funciona 24 horas por dia, com ligação gratuita.