Na última quinta-feira (3), o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, acompanhado de Carlos Alves Madeira e José Basílio, integrantes da Comissão de Aposentados e Pensionistas – CAP, foram recebidos pelo superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, Lúcio Capelletto. O encontro aconteceu em Brasília, no Distrito Federal.
Na ocasião, foram entregues as reivindicações de fiscalizações e atuação na Valia, em especial, no Plano BD (Benefício Definido), bem como a redução da reserva de 60 para 48 meses. Os temas foram defendidos pelos representantes das instituições e, de acordo com André Viana, esta ação poderá aumentar os valores dos próximos superávits dos aposentados e pensionistas pertencentes ao Valia BD.
“Vergonhosa situação”
André Viana destacou a “vergonhosa situação” que se encontra os aposentados e aposentáveis do Plano BPD (Benefício Proporcional). Estes são os assistidos que contribuíram antes do ano 2000 no plano BD e foram migrados para o Vale Mais e que sequer têm direito ao superávit.
Outros pontos abordados:
• Redução da tábua de mortalidade – hoje estimada em 105 (cento e cinco) anos;
• Paridade no Conselho Deliberativo da Valia (maior representatividade no Conselho);
• Melhoria da distribuição de superávits;
• Criação do Regulamento do BP (Benefício Proporcional);
• Combate ao conservadorismo extremista da gestão da Valia.
Reunião do Conselho.
Nesta quarta-feira (9) haverá uma reunião do Conselho Deliberativo da Valia. André Viana destacou a importância desta reunião: “…esperamos que as mobilizações realizadas tragam os resultados esperados, principalmente sobre a redução da reserva do plano BD, onde o tema deverá ser pautado e votado. Também se eleva a expectativa que o fundo de pensão abra o diálogo sobre a calamitosa situação do assistidos pelo plano BP, que hoje não possuem superávit.
A Valia é um dos maiores fundos de pensão da América Latina e a Vale comanda a Valia, como principal patrocinadora. É um fundo bem gerido no aspecto administrativo, porém, tem se portado de forma desumana em relação aos aposentados e pensionistas. Eles construíram os 80 anos da Vale, não esqueçamos disso. Os aposentados têm pressa e querem dignidade. Chega de desrespeito e migalhas”, finalizou o presidente do Metabase Itabira.
Divulgação Sindicato Metabase de Itabira e Região