O número de senadores que apoiam o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chegou a 40 nesta quarta-feira (6), de acordo com levantamento da oposição. A marca deixa a iniciativa a apenas um voto da maioria simples de 41 assinaturas necessárias para pressionar pela abertura do processo.
Contudo, a decisão de dar andamento ao pedido depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Para que Moraes seja efetivamente destituído, são exigidos os votos favoráveis de 54 senadores.
Os senadores Pedro Chaves (MDB-GO) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foram os últimos a declarar apoio. Mais cedo, a senadora Ivete Marli Appel da Silveira (MDB-SC) também aderiu ao movimento. O placar atualizado pode ser consultado no site votossenadores.com.br: 40 a favor, 19 contra e 22 indefinidos.
A pressão pelo impeachment se intensificou após a determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, imposta por Moraes. Em protesto, a oposição obstruiu as sessões plenárias no Congresso e exige um “pacote da paz” que inclui anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e a saída do ministro do STF.