Menu

Portal de Notícias

Cães abandonados em casa são resgatados pela Polícia Civil

Animais foram encontrados sem alimentação e higiene

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, resgatou na manhã desta terça-feira, dia 1º de julho de 2025, cinco cães da raça Pit Bull que eram mantidos em condições de maus-tratos em um imóvel da cidade. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Zoonoses.

De acordo com as informações repassadas à polícia, os animais – uma fêmea adulta e quatro filhotes – estavam abandonados em uma casa onde uma mulher residia com autorização do proprietário do imóvel. A denúncia apontava que os cães eram mantidos em ambiente insalubre, sem acesso adequado à água, alimentação e higiene.

Vizinhos relataram que, em algumas ocasiões, jogavam alimentos sobre o muro para tentar suprir as necessidades dos animais. Além disso, havia preocupação na vizinhança, já que o imóvel possuía uma abertura que permitia à cadela adulta sair para a rua, gerando risco à segurança pública, por se tratar de um cão de porte grande.

Diante da gravidade dos fatos, foi realizada uma operação coordenada pelo delegado Alessandro Fabiano de Oliveira Ribeiro, com o objetivo de apreender os cães e identificar a responsável.

No local, o proprietário autorizou a entrada da equipe policial. A perícia da Polícia Civil confirmou a situação de maus-tratos, e os animais foram resgatados com o apoio da equipe da Zoonoses. Eles foram encaminhados para atendimento veterinário e permanecem internados para tratamento de problemas de saúde decorrentes do abandono.

A mulher apontada como responsável pelos animais não foi localizada. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a autoria e a materialidade do crime de maus-tratos, previsto na legislação brasileira.

A Polícia Civil reforça que crimes contra animais devem ser denunciados e que maus-tratos configuram crime passível de pena de reclusão.

Leave a Reply

Sair da versão mobile