Uma noite para celebrar São-gonçalenses que fizeram história e tem destaque na comunidade. Assim foi a entrega do Prêmio Melhor Idade 2023. Nove idosos foram homenageados por indicação dos vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo em cerimônia realizada na Câmara Municipal nessa terça-feira (26/9). O prêmio está definido na resolução 324/2018 e celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional do Idoso, no dia 01/10.
“É preciso valorizar e reforçar os direitos dos idosos. E reconhecer o papel fundamental que todos os indicados desempenham na nossa sociedade e na história de São Gonçalo”, afirma o presidente do Legislativo, Diego Ribeiro. São histórias de superação, de amor ao próximo e de devoção que marcam as biografias dos premiados.
“O Melhor Idade é mais que reconhecimento, é um tributo pela vida dos agraciados”, disse o vereador Juninho de Edirlei (PDT). “É uma forma de agradecer por tudo que fazem e fizeram para construir São Gonçalo e pela doação para ajudar o próximo”, pontuou Otávio Tatá (PSDB). “É uma homenagem a quem constrói a cidade. Como o Miguel, um verdadeiro sertanejo e homem do campo, que representa o povo de SGRA”, definiu Kito Bicalho (PSDB).
“O verdadeiro valor de uma comunidade está nas pessoas”, afirmou o Secretário Geral da Mesa, vereador Marlon Pessoa (PL). “A maior riqueza de uma cidade é o seu povo”, completou Cássio Silva (PTB). “Que vocês sigam sendo luz para nossa cidade, comunidade e suas famílias”, comentou Gladston de Castro. “Nós que agradecemos por vocês nos permitirem fazer essa homenagem”, reforçou Fábio Sassá (PSB).
Confira um pouco da biografia de cada homenageado
Adão Antônio da Silva
(Homenagem do Vereador Otávio Tatá)
É o homenageado mais jovem, com 63 anos. Mora no centro, mas nasceu na comunidade do Sabaru, que se tornou seu apelido por toda a vida. É pai de 5 filhos e avô de 4 netos. Começou a trabalhar na Administração Pública. Passou no concurso e foi efetivado como Servidor Público em São Gonçalo. De família de músicos, trilhou o mesmo caminho e sempre se destacou por seu talento. Começou no Trio Floresta, com os amigos Adair e Felício. Trabalhou com artistas renomados, como Barrerito e o Trio Parada Dura. Teve muitos projetos pessoais, entre eles o Art Manha das Gerais, que tem grande reconhecimento na região. Usou a música para levar alegria às pessoas, participando do Momento Musical na Apae, com apresentações no Núcleo Psicossocial Peixe Vivo. Participa de corais e faz parte da ABEVITI, apresentando com o Grupo Lavadeiras da Prainha. E ainda dá apoio à Folia De Reis, na Associação do Bairro Santa Efigênia.
Agenor Rodrigues da Silva / Miguel da Manga
(Homenagem do Vereador Kito Bicalho)
Natural de Pacas, seu nome de batismo é pouco conhecido na comunidade. O apelido Miguel foi dado por conta de uma promessa a São Miguel Arcanjo feita pela mãe, durante seu parto. Está aposentado e, na adolescência, conseguiu comprar sua tropa, se tornou peão e amansava muares. Desde os oito anos é Congadeiro. E, hoje, é Capitão do Congado Nossa Senhora da Guia e segue na sua fé e devoção. Recebeu a notícia da homenagem com muita alegria. Afirma que é grato a Deus e muito feliz com a vida que construiu e tudo que tem hoje. O seu lema de vida é “Deus é o caminho, a verdade e a vida”. Com muito carinho, diz que, aos 22 anos, conheceu a mulher da sua vida, com quem vive há 56 anos. São pais de quatro filhos, têm nove netos e oito bisnetos.
Célia Ribeiro do Nascimento
(Homenagem do Vereador Marlon Pessoa Costa)
Tem 74 anos e é moradora do Bamba. Trabalhou por 32 anos vendendo verduras e, hoje, está aposentada. É conhecida pela religiosidade e sempre acompanha as missas da comunidade. E também pela sua disposição para o trabalho e o amor pela família. Tem sete filhos, nove netos e cinco bisnetos. Gosta de festa e casa cheia. E ama cuidar dos seus cachorros, bois, porcos e galinhas. Ela afirma que “tudo é possível com fé em Deus e persistência”.
Maria da Conceição Dias Leite
(Homenagem do Vereador Gladston de Castro)
Tem 70 anos e formou uma família grande, com 7 filhos e 13 netos. Mesmo com a vida corrida, com a família extensa e a casa sempre cheia, estendeu a mão a vizinhos e conhecidos. Deu carinho em toda oportunidade que teve, de todas as formas que pudesse ajudar, até acompanhando idosos e quem precisou, em consultas. É sempre lembrada por tantos gestos de gentileza e conhecida como uma verdadeira guerreira. Sempre se dedicou à sua casa, família, entes queridos e à comunidade.
Maria dos Santos Souza / Maria Xista
(Homenagem do Vereador Diego Ribeiro)
Maria Xista tem 81, é moradora do Martins e é uma produtora aposentada. É conhecida pela sua animação, disposição e carisma. Faz parte do Coral das Lavadeiras da Prainha, produz corantes por encomendas, tem nove Filhos, 12 Netos e 4 Bisnetos. Gosta de conversar e sempre tem uma história pra contar. O seu conselho é “não se preocupar com nada, que as coisas dão certo”.
Maria Leite Ribeiro / Maria Sudara
(Homenagem do Vereador Fábio Sassá)
Aos 94 anos, é moradora do Una e aposentada há 31 anos. É a homenageada mais velha de 2023. Trabalhou na roça e até hoje cuida da horta, no seu quintal. Hoje, é viúva, mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos. É conhecida por sua fé católica inabalável e por ser fiel à Igreja Santa Rita de Cássia. A devoção é tanta que ela e familiares ajudaram a fundar e consagrar a Igreja dentro da comunidade. Em troca do trabalho de voluntários, cozinhava o almoço e o café, tudo com produtos colhidos na sua roça, frangos criados pela família e biscoitos produzidos em casa. Tem uma memória invejável e sempre histórias com muito carisma e atenção. E guarda com muito carinho as lembranças da sua vida.
Raymundo Pessoa de Araújo
(Homenagem do Vereador Cassio Rodrigues)
Tem 81 anos. É presença constante nas celebrações de SGRA, onde é sempre recebido com respeito e carinho pela população. Se destaca pela atuação comunitária e por sua luta por uma cidade melhor para todos. Foi bancário, mas é conhecido pela produção de cachaça, que teve consumidores fieis e foi admirada na região. A produção era famosa, em sociedade com Bebeto.
Sebastiana da Costa Alves / Naná
(Homenagem do Vereador Juninho de Edirlei)
Conhecida como Dona Naná, foi servidora pública e está aposentada. Mora há 60 anos em SGRA e aqui criou a família, de 13 filhos, 15 netos e 4 bisnetos. Tem um grande espírito de comunidade e, sempre que pode, é voluntária na Festa de Santana. É presença ativa em romarias religiosas e adora viajar. Ainda ajuda na pizzaria da filha, é lavadeira e ama produzir geleias. Diz que a “Melhor Idade” realmente pode ser a melhor fase da vida e é uma oportunidade para o enriquecimento pessoal, o crescimento espiritual e a apreciação de tudo o que a vida tem a oferecer. Aos 76 anos, ressignificou o que é a Terceira Idade.
Socorro de Souza Ribeiro
(Homenagem do Vereador Lulu)
Nasceu em São Gonçalo. Tem 73 anos e é mãe de oito filhos. Hoje, está aposentada e é cuidada pela família. É conhecida pela paixão por plantas e ajudar a tratar os vizinhos e amigos com seus chás, direto da horta. Também é apaixonada por crianças e sempre apoiou seus familiares cuidando dos filhos para que os parentes pudessem trabalhar.