Câmara Municipal de Itabira passou a utilizar o sistema de energia solar, uma modalidade alternativa, renovável e sustentável, que funciona utilizando a luz do Sol como fonte de energia. Além dos fatores ecológicos, o sistema possibilitará uma queda significativa no valor da conta de energia.
O valor total do contrato é de R$248.625,03, o investimento total será quitado nos próximos cinco anos, somente com a economia gerada com a própria instalação do sistema. Estima-se que que o sistema tenha vida útil de 25 anos ao final deste prazo, a expectativa é ter gerado uma economia de R$1,5 milhão.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Heraldo Noronha (PTB), toda gestão que se preocupa em gerir bem o dinheiro público busca meios de economizar sem causar prejuízos ao funcionamento da máquina pública. “Nesses seis meses à frente do Legislativo, nós buscamos otimizar o serviço de forma consciente, sem prejuízos ao erário público”, disse.
Foram instalados 82 módulos fotovoltaicos com potência de 0,550kWp cada, totalizando 45,10 kWp.“Optamos pela implantação de um sistema de energia limpa, porque além de resolver o nosso problema, nós ajudamos o Brasil a cumprir a meta de investir em fontes limpas e renováveis de energia dentro dos objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, concluiu.