Os candidatos a prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB) e Alexandre Banana (PT), já tiveram os pedidos de candidatura deferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos Marco Antônio (PSB), Cleverson Boim (Republicanos), Jânio Nunes (PSOL) e Marcinho da Loteria (Avante), até a noite deste domingo (18), ainda aguardam julgamento.
No dia 4 deste mês, o Partido Social Cristão (PSC) protocolou dois pedidos de impugnação de candidaturas, alegando que os candidatos a prefeito Marco Antônio Lage e o vice Marco Antônio Gomes não se desincompatibilizaram dos cargos dentro do prazo determinado pela justiça.
O Juiz Eleitoral Dalmo Luiz Silva Bueno, da 132ª Sessão Eleitoral de Minas Gerais, em Itabira, na última sexta-feira (16), deu prosseguimento ao processo de impugnação e solicitou informações sobre os cargos que os candidatos exerciam.
O Hospital Nossa Senhora das Dores, a Companhia Energética de Minas Gerias (CEMIG) e o Instituto Minas Pela Paz, terão que informar a justiça, qual era a fonte de renda para a remuneração dos candidatados e a data de desligamento dos mesmos.