Menu

Portal de Notícias

Clima seco marca a sexta em Minas; Itabira terá calor intenso

No cenário estadual, o aviso de umidade relativa do ar baixa merece destaque

Nesta sexta-feira, o tempo no município de Itabira promete ser de céu praticamente aberto, com sol predominante quase o dia inteiro. As temperaturas começam pela manhã em torno de 26 °C, caminham até picos de 32 °C por volta das 14 h, e depois começam a declinar gradualmente para cerca de 20 °C à noite.

Já no âmbito estadual, Minas Gerais registra uma manhã ensolarada com algumas nuvens, passando para tarde com predomínio de sol e, no fim da tarde/início da noite, aumento de nebulosidade em algumas regiões. As máximas previstas aproximam‐se de 31 °C, com quedas para cerca de 24-26 °C à medida que o sol se põe.

Região de Itabira: sol que não se esconde

Em Itabira, o céu praticamente aberto logo cedo favorece quem pretende aproveitar a manhã para atividades ao ar livre — trilhas, corrida leve ou simplesmente uma saída ao ar livre. Como o sol estará forte e a temperatura sobe rápido, recomenda‐se redobrar atenção para evitar superaquecimento ou exposição prolongada.

A tarde traz o pico: cerca de 32 °C por volta das 14h, com sensação térmica possivelmente ainda maior se houver vento fraco. Após isso, o clima começa a refrescar, com ventos leves ajudando a amenizar a sensação de calor, e a noite pinta com calma e temperaturas já mais convidativas para descanso ou passeio tranquilo.

Minas Gerais: um dia típico de transição para o verão

No cenário estadual, o aviso de umidade relativa do ar baixa merece destaque — especialmente para a região da capital, Belo Horizonte, e adjacências: a previsão é de níveis entre 30% e 20% no período entre 12h e 18h. Isso acende o alerta para riscos à saúde respiratória e à possibilidade de início de incêndios florestais.

Assim, mesmo com o tempo “favorável”, o clima seco exige atenção extra. Áreas mais distantes ou no interior podem não ter cobertura de nuvens que o restado do estado terá no fim de tarde — o que pode amplificar a sensação térmica ou o ressecamento do ar.

Leave a Reply

Sair da versão mobile