Cerca de 70% dos comerciantes do varejo mineiro estão otimistas com as vendas para o inverno de 2025, segundo pesquisa da Fecomércio MG. O levantamento mostra que 69,8% dos empresários dos segmentos de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e artigos de viagem esperam vender mais do que no mesmo período de 2024. Outros 19,5% projetam estabilidade e 8,4% acreditam em queda nas vendas.
A expectativa positiva é impulsionada principalmente pela chegada antecipada do frio, apontada por 66,3% dos entrevistados, e pela previsão de um inverno mais rigoroso (34,2%). A maioria dos lojistas espera que o ticket médio varie entre R$ 100 e R$ 300. As regiões Sul e da Zona da Mata são as mais aquecidas pela temporada, com 90,5% e 88,1% dos comerciantes relatando impactos positivos, respectivamente.
A primeira quinzena de junho deve concentrar o maior volume de vendas. O cartão de crédito parcelado será a principal forma de pagamento (64%), seguido por Pix (14%) e crediário/carnê (10,5%).
No ambiente digital, 84,5% das empresas afirmam vender online, com destaque para o WhatsApp (77,9%) e Instagram (57,5%). As redes sociais também lideram as ações de divulgação: 80,5% usarão o Instagram e 62,2%, o WhatsApp.
Para atrair clientes, os lojistas apostam em promoções (34,7%), propagandas (25,8%) e atendimento diferenciado (10,6%). Já 21,8% planejam realizar liquidações no fim de julho, com descontos que variam, em sua maioria, até 30%.
O levantamento ouviu 414 empresas em todas as regiões de planejamento de Minas Gerais entre os dias 19 e 30 de maio. A margem de erro é de 5%, com 95% de confiança.
***Informações da Fecomércio