A Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste fim de semana, montou barreira sanitária na entrada da cidade. A operação aconteceu na AMG-900, em frente a Funcesi, no bairro Major Lage de Cima.
Os profissionais da saúde deram orientações sobre o uso da máscara, higienização das mãos e o uso constante do álcool em gel. As pessoas abordadas tiveram a temperatura aferida. A barreira que teve início no sábado (11), funcionou de 8h às 14h.
Segundo informações, ontem, 169 veículos foram parados e 317 pessoas orientadas, destas, 42% vinham de outras cidades e o restante foram moradores de Itabira.
Neste domingo, cerca de 175 veículos que chegavam na cidade foram parados na barreira. Agentes do Departamento de Operação e Fiscalização de Trânsito (Transita) estiveram presentes dando apoio aos profissionais da saúde.
A Superintendente em Vigilância e Saúde Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta disse que as barreiras serão ampliadas no decorrer da semana para as outras entradas da cidade. “As barreiras já foram feitas nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema”, afirmou Thereza Cristina.
“Estamos verificando as pessoas que vem de outras cidades, se elas apresentam algum sintoma da covid-19 e se está com a temperatura corporal dentro dos padrões”, esclareceu a superintendente.
O boletim epidemiológico de hoje (12) informa que Itabira chegou a 907 casos confirmados de coronavírus, três óbitos, dois hospitalizados, 173 em isolamento domiciliar e 729 recuperados.