Quatro homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas na noite deste domingo (24), após uma operação da Polícia Militar no bairro Machado, em Itabira. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima que alertava sobre a atuação de indivíduos armados e comercializando entorpecentes em um conjunto de kitnets na Rua Gameleira.
A ocorrência foi registrada por volta das 20h, quando equipes da PM se deslocaram até o local indicado. Segundo a corporação, ao chegarem, os militares flagraram quatro suspeitos, um deles portando uma arma de fogo. Pela janela de um dos imóveis, os policiais visualizaram drogas sendo fracionadas e embaladas sobre uma cama, além de uma arma de fogo próxima ao grupo.
Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou se desfazer da arma, arremessando a pistola calibre 9mm para o quintal, mas foi contido junto com os demais. No interior do imóvel, foram localizadas diversas porções de maconha e cocaína, uma meia barra fracionada da droga, duas balanças de precisão, sacos plásticos para embalo e uma quantia de R$ 1.870,00 em dinheiro.
A pistola apreendida estava carregada com 17 munições e havia ainda um carregador adicional com quatro munições na cintura de um dos detidos. No total, foram recolhidos 21 cartuchos intactos de munição 9mm, dois carregadores, uma maleta Taurus, dois frames de empunhadura, um auxiliar de municiamento, uma escova de limpeza de arma e um binóculo, que indica possível monitoramento das ações criminosas.
Com apoio de um cão farejador, a PM localizou quatro pés de maconha plantados no quintal. Três aparelhos celulares usados na comercialização das drogas por meio de aplicativos de mensagens também foram apreendidos.
Em frente ao local, os policiais encontraram uma motocicleta Honda Sahara vermelha, de propriedade de um dos suspeitos, estacionada de forma irregular. O veículo foi removido ao pátio credenciado.
Os presos, com idades entre 22 e 30 anos, e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde permanecem à disposição da Justiça.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em Itabira e região.