Dia Nacional do SAMU celebra os profissionais que salvam vidas

Neste 27 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

dia-nacional-do-samu-celebra-os-profissionais-que-salvam-vidas-todos-os-dias

Neste 27 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), uma data criada para homenagear os profissionais que atuam na linha de frente do socorro emergencial em todo o país.

Criado em 2003, o SAMU é um serviço essencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona 24 horas por dia, prestando atendimentos de urgência e emergência à população. Com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, o serviço é acionado por meio do número 192 e visa garantir o atendimento rápido e eficiente, muitas vezes sendo o diferencial entre a vida e a morte.

Nova sede do SAMU de Itabira foi inaugurada em 2024

Atualmente, o SAMU cobre mais de 80% do território nacional e realiza milhões de atendimentos por ano. Em situações como acidentes de trânsito, paradas cardíacas, crises convulsivas e complicações respiratórias, a atuação das equipes é decisiva.

Mais do que uma data comemorativa, o 27 de abril é um reconhecimento ao trabalho árduo, à coragem e ao compromisso de milhares de profissionais que enfrentam desafios diários para garantir que a ajuda chegue a tempo.

Em Itabira, no mês de junho do ano passado, foi inaugurada a nova sede do SAMU, localizada na Rua São Paulo, no bairro Amazonas, ao lado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A nova estrutura conta com instalações modernas, incluindo salas climatizadas para a equipe, farmácia, administração e uma Central de Regulação. Essa central permite o gerenciamento eficiente das ambulâncias e recursos médicos, garantindo um atendimento rápido e preciso às demandas de urgência .​

A nova sede também servirá como base para a Central de Regulação do SAMU Regional, coordenando os serviços de urgência e emergência em 27 cidades da região, ampliando o alcance e a eficiência do atendimento.

Foto Arquivo

A regionalização do SAMU em Itabira é um marco na estruturação dos serviços de saúde pública. Com um investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (CIS-URG) foi criado para coordenar o atendimento de urgência e emergência em uma área que abrange cerca de 460 mil habitantes.

A estrutura do SAMU Regional inclui 11 ambulâncias, sendo três de suporte avançado (USA) e oito de suporte básico (USB), distribuídas estrategicamente entre as cidades atendidas. Além de Itabira, as bases descentralizadas estão localizadas em Barão de Cocais, João Monlevade, São Domingos do Prata, Ferros, Guanhães e Rio Vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *