DNIT segue com construção da ponte Severo I, na BR-381

A travessia já tem cerca de 85% de toda a estrutura pronta.

dnit-segue-com-construcao-da-ponte-severo-i-na-br-381

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue nesta semana com os trabalhos construtivos na ponte sobre o Ribeirão Severo I, nas obras de duplicação da BR-381. A empresa responsável pela obra aloca atividades de terraplanagem, contenção de terra armada e cimbramento (suportes provisórios para formas horizontais). Os serviços vão continuar nos próximos dias.

A travessia já tem cerca de 85% de toda a estrutura pronta e vai abrigar, quando concluída, tráfego em duas pontes paralelas, com o sentido de fluxo individual duplicado. A frente de obras está localizada no km 295 da rodovia federal, no município mineiro de Antônio Dias.

A ponte tem o diferencial de construção com a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. Esta solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais, além de estimular a economia da região do Vale do Aço. Os vãos variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. As vigas recebem tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento.

A ponte está no traçado projetado da BR-381/MG denominado Binário Piracicaba e é construída para vencer o Vale do córrego Severo, eliminando curvas e aclives da pista antiga. Desta forma, o novo trecho vai proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.

O lote 3.1 tem 13 quilômetros de pistas duplicadas e OAEs liberadas entre o km 297 ao km 310, com os túneis Antônio Dias e Prainha liberados ao tráfego de veículos. Das 12 OAEs previstas, nove estão concluídas, duas em andamento, faltando iniciar apenas a ponte do Ribeirão Prainha. Ao todo, o lote tem projeto de construção para seis pontes, quatro túneis, dois viadutos e uma passagem inferior (PI). Há, ainda, três binários projetados.

Divulgação – Gestão Ambiental BR-381

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *