Empresa de Pesquisa Agropecuária promove feira de piscicultura

Quarta edição da Feppishow será nos dias 13 e 14/9, em Felixlândia

empresa-de-pesquisa-agropecuaria-promove-feira-de-piscicultura

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está na organização da quarta edição da Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais – Feppishow.

O evento, que será realizado nos dias 13 e 14/9 em Felixlândia, vai reunir piscicultores, professores e estudantes, indústrias de beneficiamento, de insumos e de maquinários, de distribuição e de comércio e instituições públicas ligadas à agropecuária.

Iniciativa pioneira em Minas Gerais, a Feppishow teve primeira edição em 2018, com o objetivo de apresentar e potencializar o mercado e a cadeia produtiva do pescado no estado, e divulgar tecnologias e integrar pesquisa, extensão, cadeia produtiva e público consumidor. Outras duas edições foram realizadas em 2019 e 2022.

Pesquisador da Epamig, Alisson Menezes destaca que a quarta Feppishow tem como objetivo apresentar experiências diversas sobre produção de peixes no estado, um dos maiores produtores de tilápia do país, além de discutir a regularização da piscicultura no Lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Três Marias, a proteção ao meio ambiente e a diversificação da produção, e o comércio de pescado.

“A questão ambiental se tornou importantíssima, principalmente após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (2019), tendo em vista a utilização, principalmente pelos piscicultores e pescadores de nosso município, das águas do Rio Paraopeba e do Rio São Francisco”, acrescenta.

A programação, realizada no Espaço de Eventos da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade, vai contar com palestras, visitação aos estandes, concursos de filetagem e experiência de gastronomia. Além de visitas guiadas ao Galpão da Piscicultura do Campo Experimental da Epamig.

“Nossa proposta é debater sobre sistemas de produção de peixes e manejo; regularização ambiental e sanitária; estratégias de comercialização; crédito; e enfatizar a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da piscicultura”, afirma Alisson Menezes.

Ele destaca ainda a apresentação de novas propostas de reativação econômica e diversificação da produção para a agricultura familiar, e diz que o evento vai propiciar a realização de negócios e movimentar a economia.

A quarta Feppishow é realizada pela Epamig em parceria com a Emater-MG, com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Prefeitura Municipal de Felixlândia, da Codevasf, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Associação de Aquicultores Peixe MG e da Adesb.

Veja a programação completa neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *