Menu

Portal de Notícias

FIEMG manifesta preocupação com tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

Federação destaca importância do diálogo e alerta para possíveis prejuízos à indústria e à sociedade brasileira

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (10) manifestando “profunda preocupação” com o aumento recente das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A entidade considera a medida um fator de risco para as relações comerciais entre os dois países, especialmente para a indústria nacional.

Segundo a FIEMG, os Estados Unidos são um parceiro estratégico do Brasil, com destaque para a indústria manufatureira. No caso específico de Minas Gerais, o país norte-americano ocupa posição de principal parceiro da indústria de transformação local.

A federação defende que o momento exige “serenidade e responsabilidade” nas relações comerciais internacionais e reforça a importância de se priorizar o diálogo e a cooperação entre os dois países.

Ainda na nota, a entidade se posiciona com cautela diante de possíveis retaliações por parte do governo brasileiro. “A FIEMG entende que eventuais medidas de retaliação devem ser avaliadas com cautela, uma vez que podem trazer prejuízos significativos à sociedade brasileira e ao setor produtivo como um todo”, diz o texto.

A federação conclui sua manifestação defendendo a reavaliação de posicionamentos e a busca por soluções negociadas com os Estados Unidos, ressaltando a necessidade de preservar o relacionamento comercial com esse “parceiro estratégico”.

*** Com informações da FIEMG

Leave a Reply

Sair da versão mobile