O governador Romeu Zema empossou, durante solenidade realizada nesta quarta-feira (6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Rossieli Soares como secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ele assume o cargo anteriormente ocupado por Igor de Alvarenga.
Ao dar as boas-vindas ao novo chefe da pasta de Educação de Minas, o governador Romeu Zema lembrou o trabalho que vem sendo feito pela sua gestão para promover a melhoria do ensino no estado e reforçou o desejo de continuar com as ações que vem transformando a educação mineira.
“Primeiro, quero agradecer o trabalho iniciado pela nossa secretária Júlia Sant’Anna lá em 2019, que teve continuidade com o secretário Igor de Alvarenga e, agora, temos o prazer do Rossieli asssumir. Falo que nada melhor do que a continuidade e nós temos procurado melhorar aquilo que sempre existiu. Melhoria nos indicadores, avançar no Ideb e na alfabetização, e em outros critérios, com muito trabalho, nós temos conseguido”, disse Zema.
Com grande experiência em desenvolver política públicas na área de educação pelo país, o novo secretário chega a Minas Gerais com a expectativa de continuar o trabalho, garantindo a qualidade das escolas na promoção do crescimento dos estudantes.
“É um prazer poder fazer parte do time da educação mineira. Nossa expectativa é continuar desenvolvendo com qualidade o que é um pilar: as pessoas na escola, com o que nossas crianças e jovens precisam”, destacou o secretário de Educação Rossieli Soares.
Currículo
O novo secretário de Educação de Minas tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2016, assumiu a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e chefiou a pasta em 2018, período em que liderou importantes avanços em políticas nacionais de alfabetização, currículo e avaliação, além de estreitar o diálogo com estados e municípios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ele também foi secretário de Educação do Amazonas, de 2012 a 2016, onde ampliou o tempo integral para o interior e implantou a primeira escola pública bilíngue português-japonês do país.
Rossieli Soares comandou a secretaria de Educação de São Paulo entre 2019 e 2022, onde liderou a reabertura das escolas durante a pandemia e comandou a maior expansão da história do ensino integral na rede estadual. Em 2019, São Paulo obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil para os anos finais do ensino fundamental, além do maior crescimento da história paulista no ensino médio, da entrega de 209 creches e do repasse de R$ 3 bilhões a mais de 5 mil escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista.
O Pará, estado em que foi secretário de Educação de 2023 a 2025, alcançou o maior crescimento já registrado no Brasil do Ideb, saltando da 26ª para a 6ª posição no ensino médio. Soares implementou o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que destinou mais de R$ 190 milhões diretamente às escolas, e criou o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb).
A experiência de Rossieli Soares na área inclui ainda o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).