Menu

Portal de Notícias

Governo de Minas consulta comunidade para ampliação das escolas cívico-militares

A decisão final sobre a implementação será feita após análise técnica.

O Governo de Minas Gerais iniciou uma nova fase do Programa das Escolas Cívico-Militares, com foco na consulta ativa das comunidades escolares. A iniciativa visa expandir o modelo, atualmente adotado por nove escolas estaduais, para outras 728 unidades, envolvendo mais de 6 mil estudantes.

A consulta pública será realizada até o dia 18 de julho, com o objetivo de ouvir a opinião de profissionais, estudantes e famílias sobre a implementação do modelo cívico-militar. A expansão será gradual e baseada na viabilidade técnica e orçamentária, bem como no interesse das comunidades escolares.

O secretário de Educação de Minas, Igor de Alvarenga, destacou que o modelo, que não altera a proposta pedagógica das escolas, foca na mediação de conflitos, na promoção de valores como respeito e disciplina e no fortalecimento da gestão escolar. Os profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar desempenham papel fundamental na promoção de um ambiente escolar mais seguro e cooperativo.

Desde sua implementação, o modelo tem mostrado resultados positivos. A Escola Estadual Princesa Isabel, em Belo Horizonte, teve um aumento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saltando de 5,1 para 6,2. Além disso, a taxa de abandono escolar caiu de 4,92% para 2,96%, com alta taxa de aprovação, superior a 92% no ensino fundamental e 82,8% no ensino médio.

As escolas interessadas em participar devem realizar assembleias e formalizar sua manifestação por meio de um termo no site da Secretaria de Educação. A decisão final sobre a implementação será feita após análise técnica.

O modelo de escolas cívico-militares busca promover um ambiente de convivência mais harmonioso, colaborativo e voltado à cultura de paz nas escolas estaduais de Minas Gerais.

Leave a Reply

Sair da versão mobile