O Governo de Minas Gerais celebrou, nesta quarta-feira (2), o Dia Nacional do Bombeiro com uma cerimônia no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e da comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana Daldegan.
Durante a solenidade, 89 pessoas — entre autoridades civis, militares e personalidades — foram condecoradas com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da corporação.
O CBMMG atendeu mais de 470 mil ocorrências no último ano, incluindo 29 mil casos de incêndio em vegetação. Para fortalecer a atuação dos bombeiros, o Estado investiu mais de R$ 120 milhões desde 2019 em equipamentos e infraestrutura. A frota da corporação foi ampliada com 568 viaturas e dois helicópteros, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Saúde.
O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado em 2 de julho e, neste ano, tem como tema: “Além da farda, existem histórias de coragem e superação diária”, destacando o papel essencial dos bombeiros na proteção da vida em Minas e em todo o Brasil.