Governo de Minas inaugura iluminação de Natal no Circuito Liberdade

Decoração ampliada também é homenagem à data de aniversário do estado, que completou 303 anos neste sábado (2/12); atrações natalinas estão previstas em todas as regiões

governo-de-minas-inaugura-iluminacao-de-natal-no-circuito-liberdade

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, lançaram, na noite deste sábado (2/12), o Natal da Mineiridade 2023 e o novo projeto de iluminação da Praça da Liberdade, patrocinado pela Cemig, parceira pelo segundo ano consecutivo. A inauguração também celebrou os 303 anos de Minas Gerais, comemorados neste sábado. Uma apresentação do Coral Educação Adventista, formado por 1.200 alunos de escolas adventistas de Belo Horizonte e região.

O evento do Dia de Minas começou às 18h30 com o relançamento do livro “Minas Gerais: Três Séculos de História”, no Palácio da Liberdade. O governador recebeu a nova edição da obra, organizada pelo historiador Fernando Pedro e que reúne textos sobre a arte, o turismo e a história de Minas Gerais. Assinam a obra Cristina Ávila, Leônidas de Oliveira e Maria Angélica Vieira Bonomo. O texto de apresentação é do governador Romeu Zema.

Na sequência, o coral apresentou a Cantata Natalina, em frente ao Palácio da Liberdade. O grupo também realizou a contagem regressiva para o acendimento das luzes na Praça da Liberdade. A decoração natalina poderá ser apreciada por moradores e turistas até o dia 6/1/2024.

Apenas na Praça da Liberdade, durante as festividades de fim de ano, serão gerados mais de 300 empregos. Entre dezembro e janeiro, deverá ser registrada, em todo o estado, movimentação de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 25% em relação ao ano passado. Só na capital, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o período de Natal será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões. O Natal da Mineiridade integra as festividades de 450 municípios, somando 600 atividades culturais e turísticas, fortalecendo Minas Gerais como um destino de fim de ano.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou a integração entre todas as regiões do estado nas celebrações de fim de ano e as qualidades de Minas como destino turístico.

“São mais de 400 cidades fazendo um Natal iluminado, e nós queremos mostrar para todo o Brasil que Minas Gerais tem um Natal diferenciado. Assim como o nosso Carnaval é um dos principais do Brasil, também queremos mostrar que temos um Natal diferente. Quem vier assistir nosso Natal verá que temos a melhor cozinha do Brasil, o maior patrimônio histórico e o povo mais acolhedor. Natal é esperança, tem um significado diferente, e temos que resgatar a esperança. Tínhamos perdido ela em Minas Gerais e fico satisfeito que, depois de cinco anos do meu governo, o mineiro, hoje, tem mais esperança”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, enfatizou que “Minas Gerais está viva, forte, coesa e sendo, nesses 303 anos, a terra da liberdade”.

“Uma noite maravilhosa, comemoramos os 303 anos da nossa Minas Gerais. Saúdo a todos os mineiros e mineiras do nosso Estado-Nação. Gostaria de ressaltar que esse Natal não é só em Belo Horizonte. Hoje, celebram o Natal da Mineiridade 450 municípios, que estão irmanados com a capital nesta celebração. A nossa mineiridade é um forte atrativo de turistas. Em 2023, crescemos 130% acima da média nacional”, acrescentou Oliveira.

Presidente da Cemig, empresa patrocinadora da iluminação da Praça da Liberdade pelo segundo ano consecutivo, Reynaldo Passanezi Filho festejou a inauguração do tradicional espetáculo em um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.

“Poder trazer energia paras as pessoas é trazer luz, e luz é energia para a transformação. Esse é um propósito da Cemig: poder trazer energia para as pessoas se transformarem”.

O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig, apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A concepção, produção e coordenação do projeto de iluminação da Praça da Liberdade é assinada pela Casulo Cultura e Full Produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *