Você já parou para refletir sobre a segurança ao se hospedar em um hotel, almoçar em um restaurante ou fazer compras?
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e segurança dos serviços essenciais à comunidade. Por meio da Vigilância Sanitária, a GRS assegura que ambientes e serviços atendam aos mais altos padrões de segurança. Além disso, no enfrentamento de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Vigilância Epidemiológica atua de forma estratégica e eficaz. Juntas, essas ações fortalecem a Atenção Primária à Saúde e as redes de atendimento, promovendo o bem-estar e a proteção de toda a população.
Criada em 1975, antes da implementação do SUS (Sistema Único de Saúde), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira integra a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e coordena políticas públicas de saúde em 27 municípios. Ao longo de cinco décadas, a GRS tem contribuído para a evolução do sistema de saúde, assegurando acesso à saúde de qualidade. “Temos a responsabilidade de implementar, monitorar e fiscalizar as políticas de saúde, garantindo que os serviços cheguem com eficiência a quem mais precisa”, afirmou Maurício Marques, diretor da GRS Itabira.
Comemoração dos 50 anos
A GRS comemorou 50 anos de atuação com uma cerimônia no auditório da FUNCESI, em Itabira. O evento reuniu servidores, autoridades municipais e estaduais, e representantes de instituições parceiras do SUS. A celebração destacou o papel dos pioneiros no fortalecimento da saúde pública nas microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.
Maurício Marques, Diretor da GRS Itabira, exemplificou o progresso com a criação do SAMU 192 Médio Piracicaba, que qualifica o resgate em situações de urgência e otimiza o atendimento, incluindo o uso de aeronaves quando necessário. “Em dezembro de 2023, o governo estadual repassou R$ 9,9 milhões ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP) para a implantação do SAMU 192 na região”, concluiu.
O Subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado de Miranda, reforçou o papel estratégico da GRS como elo entre municípios e governo estadual. “Ela traz a realidade local para o nível central e ajuda a garantir que as políticas tenham aderência no território”, ponderou o subsecretário.
Já a Assessora de Governança Regional Estratégica (AGRE) e Diretora Adjunta da GRS Itabira, Clarissa Drummond Moreira, o evento foi pensado para valorizar cada capítulo dessa história. “Hoje olhamos para o passado com respeito e celebramos quem construiu o SUS que temos”, afirmou emocionada.
Durante a cerimônia, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou o alinhamento das ações da GRS Itabira com o fortalecimento do município como polo de saúde pública. Ele ressaltou a ampliação dos serviços de alta complexidade e o impacto da formação de médicos pela Funcesi.
A secretária municipal de saúde de Itabira, Fabiana Machado, ressaltou o papel da GRS Itabira no acesso a novos serviços e recursos. “A regional é fundamental para a chegada de políticas mais complexas ao município”, avaliou.
Josinei Vilarino Figueiredo, presidente regional do COSEMS-MG, destacou o compromisso da GRS Itabira com os gestores municipais de saúde. “A contribuição da equipe da regional é preciosa no fortalecimento do SUS nos territórios”, afirmou.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a homenagem aos profissionais que contribuíram para a história da GRS Itabira.
Representando os servidores aposentados, Maria Alves fez um discurso sobre os anos de dedicação ao serviço público e o orgulho de ter acompanhado as fases da saúde pública. “Tenho orgulho de ter vestido a camisa da GRS Itabira, do SUS. Sou servidora aposentada, me sinto ainda servidora, jamais serei uma ex-servidora”, afirmou.
A programação também incluiu apresentações culturais do Coral da FCCDA, do programa Drummonzinhos e do Coral Aposvale.
Por Flávio A. R. Samuel – Assessor de Comunicação GRS