O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) ganhou um reforço no combate à pandemia de Covid-19. Nesta sexta-feira (16), foram entregues dez novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com o novo coronavírus. As novas unidades são resultados de uma parceria entre a instituição, a Prefeitura Municipal de Itabira e a mineradora Vale.
“O objetivo é ampliar a rede de atendimento para poder salvar vidas durante essa pandemia, que tem causado dificuldades em Itabira, Minas Gerais e no Brasil inteiro. Recebemos hoje mais essa estrutura que contará com todo o apoio de retaguarda do Hospital Nossa Senhora das Dores”, afirmou o diretor executivo da instituição, Alexandre Coelho.
Os leitos de UTI entregues nesta sexta-feira — assim como outros dez que ainda serão inaugurados, totalizando 20 novas unidades de terapia intensiva — foram custeados com recursos doados pela Vale. A implantação desses leitos também contou com assessoria de profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, que tem prestado consultoria técnica para a Secretaria Municipal de Saúde.
“A inauguração desses leitos, fruto de uma parceria público-privada, acalenta o meu coração e acalenta o coração de muitas pessoas. Atendemos cerca de 450 mil pessoas e cada um que precisa de assistência médica é importante para alguém e, agora, podemos ampliar esse atendimento”, avaliou Luciana Sampaio, secretária de Saúde de Itabira.
A nova ala contará com o apoio técnico da empresa SanosMed, que fará a gestão de pessoas — incluindo profissionais da área médica —, insumos hospitalares e aparelhagem, serviços de limpeza e manutenção de equipamento.
“A comunidade itabirana pode ficar tranquila na assistência à saúde. Hoje, com a inauguração desses leitos, é prova disso. Um trabalho conjunto do HNSD, Prefeitura e Vale, com orientação dos profissionais do Albert Einstein e com a ajuda da SanosMed nessa implantação”, destacou o médico e vice-prefeito Marco Antônio Gomes.
Mesmo com a inauguração da nova ala, o prefeito Marco Antônio Lage destacou que é importante seguir as medidas de proteção, como o uso de máscara e álcool gel, para desafogar o sistema de saúde e garantir o bem-estar da população. “Nós vamos continuar trabalhando nesta guerra contra a Covid. Vencemos uma batalha, mas não há tempo para euforia. Não podemos nos descuidar, pois o vírus ainda está entre nós. Por isso vamos continuar tomando todos os cuidados para manter a cidade ativa”, alertou.
Divulgação HNSD