O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado nesta quinta-feira, 13 de novembro, no portal oficial do Inep e na Página do Participante.
A divulgação ocorre após o primeiro dia de provas, realizado no último domingo (9), quando mais de 3,5 milhões de candidatos em todo o país participaram da avaliação de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
De acordo com o Inep, a antecipação da divulgação — prevista originalmente para a semana seguinte — busca oferecer mais transparência e agilidade no processo. Com o gabarito, os participantes poderão verificar as respostas corretas e estimar o desempenho, embora o resultado final só seja conhecido em janeiro de 2026, quando será aplicada a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
O segundo dia do Enem acontece no próximo domingo, 16 de novembro, com questões de Matemática e Ciências da Natureza. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
O gabarito será disponibilizado para todas as versões do exame (cadernos azul, amarelo, rosa e branco), tanto para os participantes regulares quanto para os que farão a reaplicação em dezembro.
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro de 2026, servindo de base para programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni e o Fies.