Menu

Portal de Notícias

Inmet emite alertas de tempestades e queda de temperatura

A preocupação é intensificada pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) na semana passada, deixando moradores desabrigados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para diversas regiões do país até a manhã desta segunda-feira (17). As áreas mais afetadas incluem o sul e sudeste de São Paulo, todo o Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros, além de ventos fortes que variam de 60 a 100 km/h, o que aumenta o risco para pessoas e animais desabrigados e exige atenção de quem precisa transitar por essas regiões.

Entre o centro e oeste do Paraná e o Rio Grande do Sul, o alerta é ainda mais severo: ventos acima de 100 km/h e precipitações diárias superiores a 100 milímetros, com possibilidade de até 60 mm em apenas uma hora. Segundo nota técnica do Inmet, há grande risco de danos a edificações, queda de energia, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

A preocupação é intensificada pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) na semana passada, deixando moradores desabrigados. No Rio Grande do Sul, a madrugada deve registrar queda brusca de temperatura, chegando a 5 °C em cidades como Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. No litoral, de Paranaguá (PR) ao extremo sul, ventos fortes devem persistir até o fim da tarde de segunda-feira.

Também estão sob alerta moderado para tempestades — com pancadas de chuva isoladas — áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, centro e sul do Espírito Santo, além de Mato Grosso, Rondônia, Acre e o leste do Amazonas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile