Menu

Portal de Notícias

Itabira recebe Operação Segurança Legal V da Polícia Federal

Empresas contratantes do serviço clandestino foram notificadas

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (25), a operação Segurança Legal V, que visa combater as empresas clandestinas prestadoras de serviços de segurança privada. A ação foi desenvolvida em todo o país, inclusive na cidade de Itabira-MG, e contou a participação de quase 600 policiais.

Segundo a PF, a operação de hoje teve como meta a fiscalização em 565 estabelecimentos que contratam segurança privada. Em Itabira, os federais estiveram na sede do Sindicato Metabase, onde coletaram informações sobre o contrato da entidade com a empresa prestadores deste tipo de serviço.

Entre os estabelecimentos fiscalizados estão casas noturnas, comércios, condomínios, instituições privadas e sindicais. As empresas que prestam serviço de segurança de forma clandestina não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação.

Em nota, a Polícia Federal informou que a contratação deste tipo de serviço de forma clandestina pode colocar em risco a integridade física das pessoas e do patrimônio dos contratantes, tendo em vis que os seguranças não se submetem ao controle da PF, em relação aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Confira a entrevista com a Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada – Denise Vargas Tenório.

No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizada pela PF podem prestar serviços e contratar vigilantes. As empresas contratantes foram notificadas e orientadas, elas estão sujeitas a serem indiciadas pelo crime de desobediência se persistirem em continuar pagando pelo serviço clandestino.

Leave a Reply

Sair da versão mobile