O Colégio Municipal Professora Didi Andrade deu um grande salto nesta semana para a educação na era da tecnologia. Com investimento da Prefeitura de Itabira de mais de R$ 230 mil, a escola inaugurou o laboratório de informática com 32 novos computadores. O recurso foi investido também na compra de aparelhos televisores, telas de projeção e mais computadores que atenderão à administração da escola. Todos os equipamentos adquiridos serão utilizados para a reestruturação tecnológica da instituição.
O prefeito Marco Antônio Lage acompanhou, na última terça-feira, a entrega do novo e moderno laboratório de informática na escola. “Nós queremos a tecnologia como grande aliada na educação municipal. Este laboratório é apenas o início de um amplo projeto de melhoria que estamos executando na Educação. A tecnologia tem que ser utilizada como aliada, por isso estamos avançando com modernização dos laboratórios, investindo em equipamentos para diversificar a forma de aprendizado nas escolas do município”, explica o chefe do Executivo.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Laura Souza Santos, o investimento em equipamentos é uma demanda antiga da escola e se fez necessário para que os alunos possam aprender melhor neste mundo voltado para novas tecnologias. “A tecnologia avança todos os dias e já faz parte da nossa cultura. É de grande importância capacitar nossos alunos para viverem em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, propiciando uma educação mais moderna e integrada aos avanços da nossa sociedade” relata a secretária.
Os novos equipamentos irão favorecer e facilitar a aprendizagem com o uso pedagógico e serão implantados em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino até o final de julho. A coordenadora de informática, Idalina de Cássia Gregório, garante que um investimento como este não acontece no município há muitos anos e está suprindo uma necessidade pedagógica para auxiliar na vida escolar.
“Os novos computadores vão permitir o desenvolvimento da capacidade de uma maior observação da realidade e, consequentemente, de uma percepção espacial mais acurada dos fenômenos naturais e sociais. São instrumentos valiosos para despertar a curiosidade e o interesse do educando no processo de ensino e construção do conhecimento”, disse.