Itabira promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (17)

Todas as UBS do município estarão abertas das 8h às 17h para atender a população a partir de 6 meses de idade

itabira-promove-dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe-neste-sabado-17

Neste sábado, 17 de maio, a Prefeitura de Itabira realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, com atendimento especial em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a influenza, oferecendo a imunização a toda a população a partir de 6 meses de idade que ainda não foi vacinada neste ano.

O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, com a aplicação gratuita da vacina trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca alcançar o maior número possível de pessoas, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, gestantes, puérperas e idosos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado, a adesão à campanha ainda está abaixo do ideal. “Desde que iniciamos a campanha, do público-alvo, que são as crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos, tivemos apenas 33% de adesão. Então, isso é muito sério. É um chamado que estamos fazendo para todas as pessoas do município”, destacou.

A meta da campanha é vacinar 90% do público elegível, garantindo maior proteção à população e reduzindo o risco de complicações decorrentes da gripe. A vacinação é considerada uma medida essencial para prevenir quadros graves de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda, especialmente comuns durante o outono e o inverno.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina. A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é segura, eficaz e segue todas as orientações do Ministério da Saúde.

Com a mobilização deste Dia D, a expectativa é não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também conscientizar a população sobre a importância da vacina como forma de preservar a saúde coletiva e garantir um inverno mais protegido e saudável para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *