O Dia D de Vacinação contra a gripe, realizado no último sábado (17), teve ampla adesão em Itabira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas 7.597 doses da vacina contra o vírus influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Este ano, pela primeira vez, a campanha foi aberta a todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Até então, a vacinação no Dia D era restrita aos grupos prioritários. Em comparação, em 2023 foram aplicadas 3.963 doses no mesmo período. Em 2024, antes do mutirão, haviam sido administradas apenas 1.589 doses.
Meta é atingir 90% do público prioritário
A campanha segue com foco na meta de vacinar 90% do grupo prioritário, que em Itabira é composto por 46.322 pessoas — incluindo idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A SMS reforça que a vacinação é essencial para reduzir complicações e hospitalizações causadas pela gripe.
Aumento de casos respiratórios preocupa autoridades
O mutirão ocorre em um momento de aumento nos casos de síndromes respiratórias no município, o que tem gerado preocupação entre autoridades de saúde. Na sexta-feira (16), a Prefeitura de Itabira decretou situação de emergência, devido à alta demanda por atendimentos no Pronto-Socorro Municipal.
A decisão foi motivada pela sobrecarga nos serviços de urgência, especialmente por pacientes com sintomas gripais, que podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Vacinação continua nas UBSs
A vacinação contra a gripe continua disponível em todas as UBSs de Itabira, com exceção da unidade do bairro Eldorado, que passa por reformas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Na Policlínica, a vacina está disponível apenas para o público adulto, exceto às terças-feiras, quando a imunização contra a influenza não é realizada.
Fique atento a outras medidas de prevenção
– use máscaras;
– higienize sempre as mãos;
– evite aglomerações;
– deixe os ambientes ventilados;
– em caso de piora dos sintomas, procure atendimento médico.
Crédito fotos: Filipe Augusto