Menu

Portal de Notícias

Marco Antônio anuncia corte de secretarias e redução de cargos comissionados

Frente à queda de arrecadação, Prefeitura anuncia enxugamento da máquina pública com corte de até 15% dos cargos e reestruturação administrativa

Foto Arquivo / ItabiraNet

A Prefeitura de Itabira anunciou nesta segunda (28) um novo pacote de medidas para enfrentar a queda na arrecadação municipal. Entre as ações está a redução de até 15% dos cargos comissionados e o corte de secretarias e subsecretarias.

De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage, as mudanças fazem parte de uma estratégia para conter gastos e preparar o município para um novo cenário econômico. As projeções das secretarias de Planejamento e Fazenda indicam que a receita pode cair cerca de R$ 300 milhões até o final de 2025, principalmente por conta da retração nos repasses da Cfem (Compensação Financeira por Exploração Mineral) e do ICMS.

O corte de cargos está diretamente ligado à reorganização estrutural da administração pública, com foco em manter a qualidade dos serviços. “Estamos vivendo uma fase de queda de arrecadação, influenciada por fatores externos. É nosso dever nos preparar para futuras oscilações”, afirmou o prefeito.

Além dos cortes, a gestão municipal também já implementou outras medidas de contenção, como a redução da frota de veículos, suspensão do cartão-alimentação para comissionados, revisão de contratos e convênios, e a proposta de corte de 15% nos salários de comissionados, secretários e do próprio prefeito e vice.

A Administração também já trabalha em uma nova reforma administrativa, com o objetivo de tornar a máquina pública mais eficiente e menos dependente da mineração.

Leave a Reply

Sair da versão mobile