Uma boa notícia para os aposentados e pensionistas da mineradora Vale S/A. Após várias negociações, idas e vindas, a luta de diversas instituições, incluindo o Metabase Itabira, conseguiu com que o Conselho Deliberativo da Valia aprovasse nesta quarta-feira (1º/11) a proposta que viabiliza o pagamento antecipado de 5.1 abonos de superávit.
A proposta confirma ainda o pagamento na folha de pagamento dos assistidos do mês de novembro, dia 29. Os esforços se intensificaram quando em 26 de Julho, em Brasília, no gabinete do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi determinado pelo Ministro ao Superintendente da PREVIC, Ricardo Pena, o fim da restrição que estava impedindo o pagamento de abono Superávit.
O Ministro Lupi, o Secretário Paulo Roberto Pinto, o Superintendente da PREVIC Ricardo Pena e o Diretor de Normas da Autarquia Alcinei Cardoso ficaram sensibilizados com a injustiça sofrida pelos aposentados e pensionistas do Plano BD e assim, o Ministro Lupi determinou que a PREVIC resolvesse o problema. Ainda houve exigências no regulamento para o pagamento dos benefícios, o que causou apreensão entre os beneficiados do superávit; as entidades junto à Aposvale, enviaram essa respostas à essas exigências ainda em setembro e posteriormente em outubro, quando a Valia enviou definitivamente, nova proposta à Previc para antecipação do pagamento de abonos. Após aprovação da Previc em 26 de outubro das propostas, aguardou-se a reunião extraordinária, do Conselho Deliberativo da Valia, realizada, como dissemos, nesta quarta-feira (1º).
André Viana, presidente do Metabase Itabira e integrante da comissão de entidades que participaram desta conquista, destacou o empenho: “É impressionante a força de luta e persistência de todos que participaram. São reuniões, viagens, cálculos e estudos que parecem não ter fim. A liberação do adiantamento destes valores irá colaborar com nossos assistidos e com certeza terão um Natal mais feliz, já que os valores serão liberados praticamente no mês natalino”.
“Pato Roco” afirma que os assistidos do plano BP não devem ser sentir desassistidos: “Conquista garantida ao pessoal do BD, agora focamos no pessoal que pertence ao plano BP, quanto à forma que se aposentaram, a situação dos superávit e o abono extraordinário e a situação fragilizante que eles vivem pós-migração do plano no ano 2000. É mais um passo importante de atuação e luta”, finalizou André.