Menu

Portal de Notícias

Minas adota sistema que localiza chamadas de emergência por celular

O sistema também ajuda a coibir trotes.

O Governo de Minas Gerais passou a utilizar um novo sistema que identifica automaticamente a localização exata de quem faz chamadas de emergência pelo celular para os números 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). A tecnologia, chamada Siloc (Sistema de Localização), utiliza o recurso AML (localização móvel avançada) para cruzar dados de GPS, Wi-Fi e torres de celular, enviando a geolocalização em tempo real aos atendentes do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad).

A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), visa agilizar o envio de equipes em emergências, especialmente em casos em que a pessoa não consegue informar o endereço, como crianças, idosos ou vítimas perdidas em trilhas. O sistema também ajuda a coibir trotes.

De acordo com o secretário Rogério Greco, o Siloc representa um avanço na transformação digital da segurança pública em Minas, tornando o atendimento mais eficiente e centrado no cidadão.

Entre janeiro e agosto deste ano, a Polícia Militar recebeu mais de 2,3 milhões de ligações pelo 190. A Polícia Civil atendeu 117 mil chamadas pelo 197, e o Corpo de Bombeiros chega a atender até 3 mil ligações por dia durante períodos críticos, como a estiagem.

O sistema já está em operação e não exige aplicativos adicionais nos smartphones.

Leave a Reply

Sair da versão mobile