Minas enfrenta outono típico com frio nas madrugadas, calor à tarde e baixa umidade

A primeira onda polar de 2025 chegou ao Brasil em 28 de maio

minas-enfrenta-outono-tipico-com-frio-nas-madrugadas-calor-a-tarde-e-baixa-umidade

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta sobre as condições típicas do outono no estado, marcadas por madrugadas frias, tardes quentes e baixa umidade do ar — fenômeno conhecido como amplitude térmica. As variações bruscas de temperatura favorecem doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, além de aumentar o risco de queimadas.

A primeira onda polar de 2025 chegou ao Brasil em 28 de maio, mas deve impactar Minas Gerais de forma moderada. No Sul e na Serra da Mantiqueira, os termômetros podem chegar a 7°C ou menos, com possibilidade de geadas. Já nas regiões Norte e Noroeste, as temperaturas continuam mais amenas.

A previsão para o inverno indica tempo seco nas regiões Central, Norte e Oeste, com chuvas fracas e isoladas no Leste do estado. A Defesa Civil, em parceria com o Simge e o Cindec, reforça a importância da hidratação, uso de roupas adequadas e vacinação contra a gripe, disponível gratuitamente nos postos de saúde.

“É essencial que a população esteja atenta aos alertas e cuide da saúde, principalmente com a baixa umidade e as mudanças bruscas de temperatura”, destaca o coronel Paulo Roberto Rezende, coordenador estadual da Defesa Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *