O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), realizou mais de 300 ações em 2024 com foco na redução de acidentes de trânsito no estado. As medidas se baseiam em um estudo inédito que resultou na criação do primeiro banco de dados unificado do país sobre acidentes em estradas mineiras.
O levantamento reuniu mais de 2 milhões de registros entre 2019 e 2025, apontando “áreas quentes” — trechos com maior número de ocorrências — e revelando que a Região Norte do estado lidera em letalidade, enquanto a Região Metropolitana de Belo Horizonte concentra o maior volume de atendimentos. Foram mais de 70 mil ocorrências atendidas pelo CBMMG nos últimos três anos.
Como parte das ações de resposta, foram instaladas três novas unidades do Corpo de Bombeiros em Itaobim, Campo Belo e João Monlevade, além da implantação de duas Brigadas de Incêndio em Paraisópolis e Carandaí. Também foi adquirida uma viatura especializada no atendimento a emergências químicas, diante do alto número de acidentes desse tipo identificados no estudo.
O banco de dados unifica informações do CBMMG, SES, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Samu, otimizando a gestão de recursos e a formulação de políticas públicas. Segundo a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana Filgueiras, a iniciativa já gerou impactos positivos, como a redução pela metade no tempo de resposta em João Monlevade.
“O conhecimento científico tem sido nosso aliado na proteção à vida no trânsito”, destacou a coronel.