O Ministério da Saúde recebeu um lote com 2,5 mil ampolas de fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A entrega ocorreu na quinta-feira (9) e marca a primeira aquisição do antídoto no Brasil, realizada por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio da Anvisa.
O lote foi distribuído a todos os estados e ao Distrito Federal. Minas Gerais, por exemplo, recebeu 152 unidades. Mil ampolas permanecerão no estoque estratégico do Ministério para futuras emergências.
A medida visa ampliar a capacidade de resposta do SUS a casos de intoxicação. O fomepizol se soma ao etanol farmacêutico, já disponível na rede hospitalar. Segundo o governo, a definição da quantidade enviada a cada estado levou em conta a população estimada pelo último Censo do IBGE.
Considerado raro e de produção limitada globalmente, o fomepizol impede a transformação do metanol em ácido fórmico no organismo, evitando a acidose metabólica — condição potencialmente fatal.
Além disso, a empresa Cristália doará mais 3,8 mil ampolas de etanol farmacêutico ao SUS, reforçando o estoque existente.
Até 13 de outubro, o Brasil registrou 213 notificações de intoxicação por metanol, com 32 casos confirmados e cinco mortes em São Paulo.