O deputado estadual Bernardo Mucida reuniu representantes de associações comerciais do Médio Piracicaba para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a continuidade da duplicação da BR-381.
O grupo foi recebido na manhã desta terça-feira (27) pelo superintendente do DNIT em Minas Gerais, Gustavo Frederico Boerger, que informou aos participantes que há uma proposta de leilão de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço, além da operação, monitoração, conservação e implantação de melhorias e manutenção da via. A empresa concessionária ficará responsável pela continuidade das obras.
Com membros de associações comerciais de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, João Monlevade, Nova Era e São Domingos do Prata, Bernardo Mucida defendeu a imediata retomada das obras de duplicação da BR-381. Segundo o parlamentar, a conclusão da duplicação “é imprescindível para o desenvolvimento econômico e turístico da região”.
“A BR-381 é uma estrada fundamental para Minas Gerais e nós estamos neste trabalho de mobilização da sociedade civil e de outras lideranças políticas para que esta obra não fique esquecida. Foram importantes os primeiros trechos que estão em fase de conclusão, mas entendemos que é preciso avançar ainda mais nestas obras”, defendeu o deputado.
Ainda de acordo com Mucida, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar nesta quarta-feira (28) a possibilidade de ser feita a concessão da rodovia. Após a autorização, o Ministério de Infraestrutura deverá abrir o edital para que uma empresa assuma a concessão da estrada, que provavelmente será pedagiada e as obras de duplicação concluídas.
“Levamos ao DNIT a importância desta obra para a região. Seja para a atração de empresas, para o apoio e o incentivo ao turismo e ainda para que a nossa região ofereça serviços na área de saúde e educação. A conclusão da duplicação da BR-381 é fundamental para ofertar maior mobilidade e tornar a região mais atrativa para novos empreendimentos”, destacou o deputado.