Mais um passo importante na promoção do bem-estar animal foi dado em Itabira neste final de semana. Nos dias 2 e 3 de agosto, um mutirão de castração atendeu gratuitamente tutores dos bairros Gabiroba e Fênix, resultando em 258 cães e gatos castrados durante a ação.
A iniciativa faz parte do projeto Chamada dos Bichos, uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Instituto ARBO, com apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa).
No sábado (2), a estrutura do mutirão foi instalada no CRAS Gabiroba. Já no domingo (3), os atendimentos foram realizados na UBS Machado, no bairro Fênix. Durante os dois dias, moradores foram recebidos com orientação e acolhimento por parte da equipe organizadora, que forneceu todas as informações necessárias sobre os cuidados pré e pós-operatórios dos animais.
Além da castração, os participantes do mutirão no bairro Gabiroba também tiveram acesso a serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, com atendimento para cadastro e atualização no CadÚnico.
A ação reforça o compromisso do poder público com o controle populacional de animais e a saúde pública. Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 800 castrações já foram realizadas em diferentes regiões de Itabira, incluindo os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.
O trabalho conjunto envolve diversos setores da administração municipal, como a Semapa, o Departamento de Zoonoses, a Secretaria Municipal de Saúde, a Supash e outros parceiros que apoiam a causa animal e reconhecem a importância da castração como política pública de prevenção.