Nova Era realiza seu 1º Festival Gastronômico

O evento acontece em diferentes estabelecimentos da cidade

nova-era-realiza-seu-1o-festival-gastronomico

A Prefeitura Municipal de Nova Era está promovendo, no ano Estadual da Mineiridade, o 1º Festival Gastronômico de Nova Era que iniciou em 09 de maio de 2022 com fim previsto para o dia 10 de julho. O evento acontece em diferentes estabelecimentos da cidade e encerra-se na imponente Fazenda da Vargem, Patrimônio Cultural.

O festival possui como tema a mandioca e sua valorização na culinária nacional, ou seja, o principal ingrediente é a mandioca e seus mais variados usos. A intenção do evento é fomentar o prestígio da cultura e culinária local, gerar renda e promover a interação de diversos setores do ramo alimentício. Além de oferecer lazer e entretenimento aos cidadãos nova-erenses e visitantes.

A escolha da mandioca partiu de uma pesquisa junto a EMATER-MG (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que constatou que a cultura da mandioca em Nova Era conta com aproximadamente 18 agricultores e 7 hectares de plantio. Além da mandioca ser um alimento secular da cultura brasileira, versátil e estar presente no cotidiano da maioria da população nacional.

O cronograma do festival foi dividido em várias etapas: de 9 a 13 de maio aconteceu a semana do credenciamento, com a inscrição e cadastramento dos bares, restaurantes e lanchonetes que participarão do evento. Incluindo uma reunião para definir o regulamento do festival.

Dia 16 de maio ocorreu a Palestra de Turismo e Gastronomia, e a aprovação de regulamento na Sala Mineira do Empreendedor.

Dia 19 de maio houve uma visita a campo com a EMATER-MG em locais que plantam, colhem e comercializam a mandioca na cidade. Houve também um bate-papo com o tema: “Do campo ao prato – Cultura da Mandioca em Minas e no Brasil”.

No dia 8 de junho, das 09h às 13h e das 14h às 18h, aconteceu o Workshop SENAC: Mandioca – Raiz do Brasil, na cozinha da APAE Nova Era. A oficina conta com atividades práticas guiadas por um Instrutor/Chef convidado para explicar técnicas de uso da mandioca que vão desde o cultivo até o produto final em nosso prato.

Dia 15 de junho foi divulgado o cardápio dos participantes por meio das redes sociais da prefeitura. De 15 de junho a 8 de julho, os participantes poderão ofertar os pratos em seus respectivos estabelecimentos.

Dia 22 de junho: Palestra: “O impacto de um evento no turismo local – setor de transporte (taxistas, donos de van, empresas de ônibus, hotéis, pousadas e outros)” na Sala Mineira do Empreendedor, localizada em cima da rodoviária.

30 de junho: Reunião de reconhecimento do local e detalhamento das atividades na Fazenda da Vargem com todos os participantes (bares, restaurantes, lanchonetes, autônomos, quitandeiras, feira de artesanato, projeto e agricultores familiares).

Dias 04 e 05 de julho: Oficina: Preparação para participação em eventos de Gastronomia – Sebrae.

Nos dias 9 e 10 de julho, haverá o grande encontro que marca o encerramento do festival. Na Fazenda da Vargem, todos se reunirão e os participantes do festival apresentam seus pratos ao público. O evento contará com shows de artistas locais e de artistas de renome nacional. O evento é gratuito ao público, já para as barracas inscritas cobra-se uma taxa simbólica para a produção de camisa e faixa com o nome do estabelecimento.

Por fim, em 18 de julho terá uma reunião de avaliação do evento com os participantes do 1º Festival Gastronômico de Nova Era.

Divulgação Prefeitura Municipal de Nova Era

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *