A Câmara Municipal de Itabira divulgou nesta segunda-feira (22) que enfrenta uma situação emergencial após uma falha elétrica comprometer a infraestrutura de rede da instituição. Segundo nota oficial, picos de energia registrados no último dia 7 de setembro causaram a queima dos discos rígidos (HDs) do servidor de rede, o que resultou na interrupção do acesso à internet, à rede interna de dados e ao site oficial do Legislativo.
Com a falha, diversos serviços públicos digitais utilizados pela Câmara por meio da plataforma Gov.br ficaram fora do ar, incluindo áreas essenciais como Contabilidade Pública, Licitações e Contratos, Patrimônio Público, Administração de Frotas, Gestão de Pessoal, Planejamento, Compras e Materiais, Tesouraria, Informações Automatizadas, LCPE – Pregão Eletrônico e o Portal da Transparência.
Diante da gravidade da situação, o presidente da Câmara, vereador Carlos Henrique Silva Filho, editou a Portaria nº 5.084, de 8 de setembro de 2025, que declara situação administrativa emergencial no âmbito do Poder Legislativo Municipal. A medida tem como objetivo permitir a adoção imediata de ações para restabelecer os sistemas e retomar os serviços interrompidos.
A portaria autoriza a aquisição emergencial de novos equipamentos e a contratação de serviços técnicos especializados, com base na Lei Federal nº 14.133/2021 – a Nova Lei de Licitações e Contratos, que prevê procedimentos específicos para situações emergenciais.
Apesar dos transtornos, a Câmara reforçou seu compromisso com a transparência e a publicidade dos atos legislativos, informando que todas as providências estão sendo tomadas para restabelecer, o quanto antes, o funcionamento pleno dos sistemas e do Portal da Transparência.
A instituição ainda não divulgou uma previsão para a normalização completa dos serviços.