Nesta terça-feira (30), Vale e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com apoio da Prefeitura, oficializaram parceria para apoiar Itabira a se tornar um polo de educação e inovação referência no Estado. Serão investidos R$ 4 milhões no Programa Vale Unifei-Itabira de Iniciação à Engenharia para fomentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da instituição. O investimento na área é resultado de uma série de discussões e estudos do Grupo de Trabalho (GT), liderado pela Prefeitura, para buscar alternativas de diversificação econômica para a cidade, reduzindo, assim, a dependência econômica do município da mineração.
O programa Vale Unifei-Itabira é uma das ações previstas no Hub de Educação e Tecnologia de Itabira e será desenvolvido em duas etapas, com a formação de grupos de pesquisa com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia da Unifei na primeira delas. “O intuito é investir na formação de recursos especializados para o município, entendendo que a pesquisa é o caminho mais adequado para a consolidação de um ecossistema de inovação”, esclarece Sandoval Carneiro, gerente de tecnologia e inovação para sustentabilidade da Vale.
A segunda etapa do programa vai envolver alunos de escolas do ensino médio de Itabira. Sandoval observa que o envolvimento desses alunos no programa contribuirá também para o desenvolvimento socioeconômico da cidade: “É uma oportunidade de capacitar os jovens para ingressar no ensino superior e para atividades de trabalho, renda e diversificação econômica, podendo ter como escopo temático o setor mineral e sua cadeia de atuação.”
Diversificação econômica
O aporte destinado ao Programa Vale-Unifei Itabira de Iniciação à Engenharia está contemplado na parceria firmada entre a empresa, a universidade e a Prefeitura, em outubro do ano passado, durante o Fórum Itabira Sustentável – Educação e Inovação como caminho para a diversificação econômica. Em abril deste ano, foi oficializado convênio da ordem dos R$ 100 milhões em cumprimento ao protocolo de intenções assinado naquela ocasião.
O recurso será destinado para ampliação do Campus da Unifei no município, além do fomento a programas educacionais e fomento ao empreendedorismo de base tecnológica. O montante vai viabilizar a construção de mais três prédios da universidade, com salas de aula e laboratórios.
Assessoria de comunicação VALE